Lotes de fevereiro de 2023
4 de Fevereiro de 2023Escolhemos utilizar as amêndoas da Cacauaré, lá de Mocajuba, no Pará, que nos forneceu o cacau “parazinho” nativo de várzea. As amêndoas, limpas e de bom aspecto, com uma casca mais escura, se revelaram sutis, com um aroma e sabor delicado, mas que preserva as notas características do cacau. Procedemos à torra e já percebemos que o perfume se espalhava, mas não com a mesma intensidade com que estamos acostumados. A amêndoa torrada, firme, não se pronunciava muito no aroma. O mesmo acabou se manifestando no sabor, com um chocolate mais suave, sem a pungência ou a adstringência muito pronunciadas.…
Nossos lotes de novembro
Como esperado, o chocolate feito com as amêndoas da Cruzeiro do Sul ficou muito bom! Macio, saboroso e com um sabor diferente, sem ser muito pronunciado. Ou seja, uma suavidade que mantém sua personalidade, entregando um sabor…
Novas amêndoas
Experimentamos amêndoas diferentes, fornecidas pela Fazenda Cruzeiro do Sul, de Uruçuca, na Bahia. Logo de cara, já se percebe o cuidado na seleção das amêndoas. Grãos uniformes, limpos, coloração homogênea. O aroma, marcante, não é pungente, embora…
A produção de julho
Agora em julho, fizemos quatro lotes de sabores, Puro, Expresso, Latte e Siciliano, para atender a um pedido da Vanessa Arvelos, do Cocoa Hunters Club (https://www.cocoahuntersclub.com.br/), utilizando uma mistura de cacau BN34 da fazenda Bonança e da…
O lote de abril
Agora em abril, fizemos dois novos lotes, um de “Puro” e um de “Macchiato”, utilizando o mesmo cacau BN34 fornecido pela Cacau Solar com uma torra prévia muito leve. Completamos a torra no forno, mantendo a temperatura…
Em janeiro…
Uma mistura que se equilibra
O 1º lote de dezembro
Fizemos um teste com um lote de cacau BN34, uma amêndoa de sabor mais suave. Vale dizer que essa variedade não é muito utilizada na fabricação de chocolates justamente por essa característica mais “leve”. Normalmente, os fabricantes…
Sobre o lote de agosto
Preparamos um lote de cerca de 1,2kg utilizando um Trinitário BN34 da fazenda Bonança. Desta feita, experimentamos uma torra menos intensa, com temperaturas mais baixas e mais tempo no forno. Regulamos o forno para 130°C e só…